quarta-feira, 18 de março de 2009

Campeão da F-1 em 2009 será definido pelo número de vitórias


Conselho Mundial da FIA decidiu na reunião desta terça-feira alterar o sistema de classificação da Fórmula 1 de maneira radical. O campeão de 2009 não será definido pela soma de pontos, mas sim pelo número de vitórias.

A mudança segue a vontade de Bernie Ecclestone, mandatário da categoria, que defendia a implementação do quadro de medalhas na Fórmula 1. E rejeita a proposta da associação das equipes, que propôs a alteração na pontuação dos três primeiros colocados.

As medalhas idealizadas por Ecclestone, no entanto, não vão existir. Mesmo assim, o número de triunfos deixa de ser critério de desempate e passa a ser determinante. A pontuação vai servir para definir as posições finais da classificação, do segundo ao último lugar, e para apontar o campeão em caso de igualdade nas vitórias.

Na semana passada, a Fota (Associação das Equipes de F-1) enviou à FIA uma proposta para alterar a pontuação dos três primeiros colocados, de 10, 8 e 6 para 12, 9 e 7, respectivamente. O conselho rejeitou a ideia e optou por uma mudança mais radical, sem mexer, no entanto, nas regras do Mundial de Construtores.

No ano passado, o inglês Lewis Hamilton foi o campeão da temporada com um ponto de diferença para Felipe Massa. O brasileiro terminou o campeonato com seis vitórias, enquanto o piloto da McLaren encerrou a temporada com cinco.

COMO SERIA COM A NOVA REGRA

Ayrton Senna seria tetracampeão, mas Nelson Piquet só teria conquistado um dos seus três títulos na Fórmula 1.
LEIA MAIS
Teto no orçamento

O conselho aproveitou ainda para definir novas medidas para reduzir os efeitos da crise financeira mundial. A principal delas é que as equipes terão a opção de operar com o teto 30 milhões de libras no orçamento, ou cerca de R$ 95 milhões por temporada.

Esse limite voluntário passa a valer a partir de 2010, e a FIA oferece mais liberdade para as equipes que optarem pelo teto. Entre as vantagens, estão a permissão para o uso de asas móveis, motores sem limitação de giros e maior eficiência aerodinâmica para o carro. A entidade espera atrair novos times para a categoria com essa medida.

Testes

Outra alteração está nas regras para os testes durante a temporada. As equipes poderão fazer até oito dias de testes aerodinâmicos realizados em linha reta ou raio constante, em lugares previamente aprovados pela FIA, entre o dia 1º de janeiro e o último evento do campeonato.

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS
Fábio Seixas: O que o Conselho quer é incentivar a ousadia, as ultrapassagens. Querem saber? Gostei. Leia mais

Téo José: Desta não gostei. Uma competição longa precisa ter estratégia, e não apenas o 'vai ou racha'. Leia mais

BLOG DO FÁBIO SEIXAS
BLOG DO TÉO JOSÉ
As equipes poderão ainda realizar três dias de testes com pilotos jovens entre a última corrida do ano e o dia 31 de dezembro. Mas só pode participar quem não disputou mais do que duas provas nos últimos dois anos. Caso o piloto tenha testado mais de quatro dias nos últimos 24 meses, também não poderá participar.

Popularidade

Para atrair público e tornar a categoria mais atraente e carismática, a FIA também estipulou novas regras. Todos os pilotos passam a ser obrigados a conceder autógrafos aos fãs no primeiro dia de treinos. Já os eliminados nas primeiras fases do classificatório deverão necessariamente dar entrevistas à imprensa ao término de cada sessão.

Além disso, após os treinos classificatórios, o resultado da pesagem de todos os carros será revelado. E, para facilitar a compreensão, os pneus de chuva e chuva forte passam a ser chamados de "intermediário" e "chuva", respectivamente.
UOL CelularAcompanhe as notícias do UOL no seu celular.
Saiba como: celular.uol.com.br
MUDAR TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR ENVIAR POR EMAIL COMUNICAR ERRO Compartilhe: Del.icio.us Netvibes Technorati Myspace Digg Google Bookmarks
Mais notícias
18/03/2009 16h34Amigos da VelocidadeTransmissão de TV terá mais dados e informações16h12Amigos da VelocidadeNakajima testa com Williams na Espanha16h05UOL Esporte - F-1Mudanças na Fórmula 1 despertam polêmica entre pilotos e dirigentes15h56Amigos da VelocidadeMcLaren tem dia extremamente produtivo em Jerez15h47Reuters - EsporteMcLaren mostra sinais de melhoras em testes na Espanha15h40Amigos da VelocidadeBarrichello diz que não há nada de errado com BGP 00115h29UOL Esporte - F1 - TazioAlonso não entende constantes mudanças de regras15h18Amigos da VelocidadeBriatore fica 'chocado' com propostas da FIA14h56UOL Esporte - F1 - TazioLewis Hamilton ganha estátua em museu de cera14h52Amigos da VelocidadeAlonso não entende porque as regras mudam tanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário